FINANÇAS PESSOAIS: CRESCEM GOLPES SOBRE PIRÂMIDES FINANCEIRAS


JULHO 2020
 - Retorno financeiro muito acima dos investimentos tradicionais e garantia do retorno sobre o capital investido de forma rápida. Essas são as principais falsas promessas das pirâmides financeiras. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários  (CVM), denúncias de possíveis crimes e golpes, entre eles pirâmides financeiras 184 relatos em 2019, o maior da história, e 41% superior aos 130 no ano anterior.

A especialista em finanças pessoais, Carol Stange, também relata que muitos investidores a procuraram com dúvidas sobre produtos financeiros que prometiam lucros acima do normal. “Orientei essas pessoas a procurarem a CVM para a verificação se existem registros para a atuação no mercado financeiro destas empresas. “Com a crise financeira, aumentou a quantidade de pessoas que me consultaram com dúvidas de investimentos que prometem retorno muito acima do mercado e que podem ser até caracterizados como pirâmides e por isso, é preciso cautela”.  

Carol Stange explica que nesse sistema, a companhia não deixa claro em quais produtos está investindo o seu dinheiro e também não registra as aplicações em seu nome. Esse tipo de “negócio” fraudulento e considerado crime no Brasil, também promete retorno financeiro, caso o participante indique novos investidores e desta forma caracteriza-se o nome pirâmide financeira. Sendo que, os investidores mais antigos são pagos com os recursos dos novos participantes para ingressarem no negócio e os novatos sempre precisam investir um valor pré-determinado.

Nessa operação, não existe lucro real, apenas a utilização de dinheiro dos novos membros para pagar os membros mais antigos. Os retornos prometidos no início do investimento costumam ser entregues pelo fraudador como forma de mostrar que o investimento é sério e as promessas estão de fato sendo cumpridas, mas esses negócios quebram a qualquer momento. “ A principal dificuldade com o passar do tempo é que haverá dificuldade para incluir novos participantes na operação, impossibilitando a manutenção de seu ritmo de crescimento. Com a falta de novos investidores, as receitas diminuem e o fraudador não tem mais capacidade de remunerar os mais antigos”, finaliza ela.  


Para não cair em um negócio fraudulento, confira 7 sinais que vão ajudar na identificação de pirâmide financeira:  

 


  1.  O Efeito Halo
    É comum que os fraudadores vendam uma imagem de investidores bem-sucedidos, milionários e com supostos métodos de sucesso financeiro comprovados. Não se deixe levar pelas aparências! Essa tática é amplamente utilizada para recrutar novos membros para a pirâmide.  É o que o campo das finanças comportamentais chama de “Efeito Halo”, onde a mente humana julga e tira conclusões sobre outra pessoa a partir de estereótipos.
     
  2. Prova Social de Sucesso Financeiro

    Sabe os eventos grandiosos com fotos de viagens dos fundadores e a coleção de carrões do dono do esquema como prova de que ele realmente ganhou dinheiro com isso. A ostentação é uma manipulação clássica usada para como prova da rentabilidade do negócio.
     
  3. É por tempo limitado!

    Para atrair novos participantes, os fraudadores costumam vender a ideia de que aquele investimento é valioso, exclusivo e trata-se de uma possibilidade única de conseguir altos retornos – e, chances assim não aparecem todo dia à nossa porta!

     
  4. Busca constante por novos integrantes

    Geralmente o investidor é avisado sobre a necessidade de convidar familiares e amigos logo no começo do esquema, e os pedidos por novos integrantes são reforçados ao longo da vida útil da pirâmide.

     
  5. Rentabilidade garantida e nenhum risco

    Promessas de alta rentabilidade e de baixíssimo (ou nenhum) risco. Não há segredo: em finanças, risco e retorno andam de mãos dadas. Ligue o sinal de alerta para qualquer promessa de retornos elevados e garantidos, riscos baixos ou inexistentes e ainda, em um curto espaço de tempo.

     
  6. Não há registro nos órgãos reguladores

    As pessoas que caem nos golpes das pirâmides financeiras não costumam saber que é obrigatório, para que um investimento seja comercializado no brasil, o seu registro de distribuição em órgãos como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Essa consulta pode ser realizada facilmente no site da autarquia.

     
  7. Depósitos em contas pessoais

    E por fim, o fraudador pede depósito em conta corrente de pessoa física como forma de garantir a participação do investidor no esquema. Transferir recursos diretamente para contas corrente pessoais, ou para uma conta bancária de uma empresa sem registro na CVM é o ultimo sinal  de que algo não está certo.

     

     

     

     

SOBRE CAROL STANGE (https://carolstange.com.br) – Ao longo dos seus 15 anos de experiência na orientação de amigos e clientes sobre finanças pessoais e desenvolvimento de pequenos negócios, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e cursos (presencial e online) para em torno de 1,5 mil pessoas. É colunista sobre finanças pessoais dos veículos Guia BolsoCobizz, Revista Em Condomínios (maior mídia regional do país) e do blog empresarial Paketá Crédito. É também multiplicadora do programa de educação financeira "Eu e meu dinheiro" do Banco Central.  Já foi  consultora de economia doméstica no programa Mulheres da TV Gazeta.

É criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, com a produção de conteúdo voltado para pais que desejam educar seus filhos através de conceitos práticos de educação financeira, e de conteúdos para jovens e crianças, que podem ser utilizados nas escolas. É certificada internacionalmente pelo ICF (Instituto Coach Financeiro) com Especialização em Planejamento Financeiro Pessoal pela GFAI (Academia de Planejamentos Financeiros). É formada em administração de empresas pela PUC – PR, cursou MBA em Gestão Empresarial pela UEL/MEB e MBA em marketing pela PUC -SP.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA