8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Profissão tida como masculina, tem uma mulher, pela primeira vez, na presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a se tornar presidente do CFC Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a se tornar presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), cuja função ocupada desde 2006. Sua atuação tem proporcionado grandes conquistas para a classe contábil no país. Atualmente, uma das principais iniciativas coordenada por Maria Clara Cavalcante Bugarim é adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor.

A presidente foi responsável também pela organização do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, o maior evento da classe contábil que teve a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Com o apoio do presidente Lula e entidades do setor contábil, uma das grandes conquistas do CFC coordenada pela gestão de Maria Clara foi a inclusão das empresas contábeis no SuperSimples (imposto criado para unificar a arrecadação dos tributos e contribuições para micro e pequenas empresas brasileiras, nos âmbitos dos governos federal, estaduais e municipais). O encontro reuniu cerca de 6 mil pessoas e teve a colaboração dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o País Atualmente, a presidente Maria Clara do CFC representa a classe contábil no Brasil composta por 400 mil profissionais, sendo que 20% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres, percentual que vem crescendo nos últimos anos devido à importância da profissão para as empresas. “Uma pequena fábrica, lojas e comércio no geral precisam de um profissional contábil, portanto as 400 mil pessoas atuantes na área contábil estão empregadas e um profissional recém–formado que ingressar no setor conquistará rapidamente uma colocação profissional", explica Maria Clara.

Perfil – Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC – Maria Clara formou–se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. Em 1998 assumiu a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Alagoas. É pós–graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. É professora na Universidade de Fortaleza e possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas, diretora financeira do Instituto de Previdência e funcionária do Tribunal de Contas do mesmo Estado. Desde Janeiro de 2006 é presidente do Conselho Federal de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro. Texto desenvolvido por Anna KArina Spedanieri

Postagens mais visitadas deste blog

FINANÇAS PESSOAIS: CINCO SINAIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR EM 2020

DEMANDA POR SMARTLOCKERS CRESCE 30% NA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE

Coronavírus: como as decisões dos governos afetam nosso bolso?