8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Profissão tida como masculina, tem uma mulher, pela primeira vez, na presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a se tornar presidente do CFC Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a se tornar presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), cuja função ocupada desde 2006. Sua atuação tem proporcionado grandes conquistas para a classe contábil no país. Atualmente, uma das principais iniciativas coordenada por Maria Clara Cavalcante Bugarim é adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais, em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor.

A presidente foi responsável também pela organização do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, o maior evento da classe contábil que teve a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Com o apoio do presidente Lula e entidades do setor contábil, uma das grandes conquistas do CFC coordenada pela gestão de Maria Clara foi a inclusão das empresas contábeis no SuperSimples (imposto criado para unificar a arrecadação dos tributos e contribuições para micro e pequenas empresas brasileiras, nos âmbitos dos governos federal, estaduais e municipais). O encontro reuniu cerca de 6 mil pessoas e teve a colaboração dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade de todo o País Atualmente, a presidente Maria Clara do CFC representa a classe contábil no Brasil composta por 400 mil profissionais, sendo que 20% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres, percentual que vem crescendo nos últimos anos devido à importância da profissão para as empresas. “Uma pequena fábrica, lojas e comércio no geral precisam de um profissional contábil, portanto as 400 mil pessoas atuantes na área contábil estão empregadas e um profissional recém–formado que ingressar no setor conquistará rapidamente uma colocação profissional", explica Maria Clara.

Perfil – Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do CFC – Maria Clara formou–se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. Em 1998 assumiu a presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Alagoas. É pós–graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. É professora na Universidade de Fortaleza e possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas, diretora financeira do Instituto de Previdência e funcionária do Tribunal de Contas do mesmo Estado. Desde Janeiro de 2006 é presidente do Conselho Federal de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro. Texto desenvolvido por Anna KArina Spedanieri

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA