PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ MATO-GROSSENSE

Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade é a primeira mulher a presidir a entidade que representa atualmente mais de 400 mil contabilistas em todo o País

A presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim, recebeu no dia 27 de abril de 2009, na Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o título de Cidadã Mato-Grossense. Essa homenagem ocorreu devido ao Dia do Contabilista que reuniu contadores e técnicos em contabilidade. A entrega da honraria para a presidente do CFC foi feita pelo presidente da Assembléia, deputado estadual e contador José Riva.
Maria Clara Cavalcante Bugarim foi eleita por duas vezes consecutivas à presidência do Conselho Federal de Contabilidade, função que ocupa desde janeiro de 2006. Uma das principais iniciativas coordenada por ela é a adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões de internacionais, em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor. A presidente foi responsável também pela organização do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, o maior evento da classe contábil que teve a presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva e de 6 mil profissionais da Contabilidade de todo o país. Com o apoio do presidente Lula e entidades do setor contábil, uma das grandes conquistas da Maria Clara na administração do CFC foi a inclusão das empresas contábeis no anexo III do SuperSimples .

Dentre suas inúmeras atividades em benefício dos profissionais da Classe Contábil brasileira, a presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim estará realizando nos dias 07 a 09 de maio,um dos maiores e mias importantes eventos da Contabilidade no país - o VII Encontro Nacional da Mulher Contabilista – iniciativa que pretende reunir cerca de 1800 participantes de todo o país. Segundo Maria Clara o principal objetivo desse encontro é debater temas de interesse da classe contábil e importantes para as empresas e sociedade, assim como o processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionais, os desafios políticos e éticos ao desenvolvimento brasileiro 2009-2015, carga tributária, responsabilidade social e etc.

Maria Clara Cavalcante Bugarim também é professora e assessora pedagógica na Universidade de Fortaleza. Formou-se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. É pós-graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. Possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas e como presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro. (Texto Desenvolvido pela jornalista Anna KArina Spedanieri - 29/04/09, às 20h31)

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA