Em São Luís (MA), educadora financeira Silvia Alambert fala sobre a importância da educação financeira para crianças no ambiente escolar

Silvia Alambert é diretora e fundadora da The Money Camp no Brasil e participará de um evento aberto ao público no Auditório da Escola Crescimento e que abordará questões sobre o universo da educação financeira.



Saber lidar com o dinheiro é indispensável para o bem estar de cada pessoa. Ter acesso à educação financeira nos possibilita consumir com inteligência e sem exageros, nos ensina a programar despesas e investir adequadamente independente da classe social, basta ter renda. Através da educação financeira, as pessoas passam a ter um novo olhar sobre si, revêem valores, questões éticas e cuidado com o próximo, pois passam a entender que todas as pessoas estão interligadas e que se não adquirirmos comportamentos responsáveis, através de escolhas financeiras inteligentes, do consumo consciente, estaremos promovendo o pensamento e o modelo de escassez pelo mundo. Mas, muitos brasileiros, independente de sua faixa salarial não estão acostumados a planejar, a identificar o que é necessidade, a se preparar para um possível período de crise financeira e a consumir com responsabilidade. O endividamento pessoal e até familiar no que diz respeito ao uso desenfreado do cartão de crédito, empréstimos financeiros e inadimplência generalizada, são alguns dos grandes problemas que estamos acostumados a enfrentar.


Então, a questão se torna ainda mais profunda e complexa, pois é preciso educar uma nova sociedade para que os diversos aspectos da educação financeira sejam disseminados, iniciativa que deve ser coordenada através de parcerias, entre governo, ONGs, instituições financeiras e escolas.


Dessa forma, a ideia da educação financeira nas escolas poderá ser colocada em prática beneficiando muitas crianças e jovens em todo o País, através da capacitação adequada de professores e do desenvolvimento de material educativo dinâmico e informativo. Essa é a opinião de Silvia Alambert, educadora financeira e fundadora da The Money Camp no Brasil, palestrante convidada para tratar desse tema na Escola Crescimento, na próxima sexta-feira (21.05), às 15h, em São Luis – MA.

Ela explica que muito se fala sobre a importância da educação financeira para crianças nos dias atuais e que a mesma deve iniciar desde cedo. Acontece, porém, que a percepção que muitos têm é que se deve ensinar os princípios sobre como ganhar dinheiro, planejar (sonhar), gastar dinheiro sobre poupança e investimento e a importância de compartilhar. “ Existem muitos mais fatores envolvidos na educação financeira do que somente a visão simplista dos pilares da administração do dinheiro”, destaca Silvia Alambert.

Silvia Alambert explica que para trabalhar o desenvolvimento de um Ser Sustentável é preciso fazer com que as pessoas compreendam que é possível realizar seus sonhos e manter suas conquistas ao longo do tempo, que compreendam que fazem parte de uma relação de interconectividade com as outras pessoas e com o mundo à sua volta e a educação financeira pode ajudar na promoção do equilíbrio entre o SER-FAZER-TER. “Quando estes valores são invertidos, o ser se desequilibra emocionalmente e se sente em um vazio que parece somente ser suprido quando ele possui bens materiais no presente, sem se preocupar com o seu próprio futuro e o futuro da humanidade. É como se a pessoa vivesse somente no “aqui e agora”, sem se preocupar ou cuidar de nada e de ninguém, nem consigo próprio”, finaliza Silvia Alambert.

Silvia Alambert considera que ainda é preciso muita mobilização das pessoas envolvidas com a educação financeira, mas, ao mesmo tempo, informa que o conceito já mostra sinais de aceitação na sociedade. No próximo mês de agosto, por meio de uma parceria entre The Money Camp e ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada), o projeto “Educação Financeira para Todos”, será aplicado para 250 crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre 6 e 17 anos, na região Metropolitana do Estado de São Paulo. As duas entidades envolvidas nesta iniciativa levarão os benefícios da educação financeira por todo o País, nos próximos meses, também, por meio de parcerias com órgãos governamentais, ONGs, escolas e empresas.

Serviço: Palestra "Educação Financeira nas Escolas: como tornar o tema atraente a crianças e adolescentes"
Local: Auditório da Escola Crescimento (entrada pela Avenida do Vale - Renascença II),
Dia 21.05.2010,
Horário 15h.
Entrada franca.


Perfil - Silvia Alambert - Silvia Alambert, empresária, sócia-diretora da The Money Camp Brasil, programa de educação financeira para crianças, jovens e adultos. Formada em Secretariado Executivo Bilíngue , professora de inglês certificada pela Cambridge University, Londres, membro da Associação Internacional para a Cidadania e Educação Econômica e Social (IACSEE), única educadora financeira licenciada no Brasil pela Creative Wealth International para transmitir os conceitos e metodologia do programa The Money Camp e certificar multiplicadores no país.


Perfil - The Money Camp – The Money Camp é um programa de educação financeira que surgiu nos Estados Unidos em 2002. Após ler uma reportagem em um jornal de grande circulação em São Paulo, a empresária Silvia Alambert se interessou pelo assunto e viajou para os Estados Unidos para conhecer o trabalho e participar do curso para treinamento de professores, ministrado por Elisabeth Donati , fundadora do curso The Money Camp. Desta forma, Silvia foi treinada e certificada para coordenar o programa Money Camp no Brasil, cuja iniciativa foi lançada oficialmente no dia 20 de dezembro de 2006, em um evento promovido para profissionais da área de educação.

Através de um método inovador, conhecido no Brasil como Emotopedia (método que tem como objetivo mobilizar as potencialidades humanas para alcançar objetivos e desenvolvido pelo Prof. Dr. Luiz Machado) alinhada a Aprendizagem Acelerativa, cada aluno participante do curso passa a ter um novo olhar com relação ao seu planejamento de vida futuro e recebe conhecimentos necessários para que passe a realizar escolhas financeiras de forma inteligente e saudável. Os cinco pilares da administração do dinheiro – fazer dinheiro, poupar, investir com sabedoria, gastar com inteligência e compartilhar - são tratados dentro do universo dos alunos que aprendem, entre outras coisas, a administrar seus recursos para viverem um futuro de forma planejada e tranquila. 'A educação financeira deve servir como ferramenta para a formação consciente do cidadão com relação à linguagem do dinheiro e tipos e formas de investimento', ressalta Silvia.

A metodologia utilizada no programa The Money Camp' está alinhada com as modernas descobertas no campo cognitivo (Ensino para a Compreensão, Teoria das Múltiplas Inteligências) com as diretrizes da UNESCO em seus quatro pilares da educação no século XXI: Aprender a SER, Aprender a APRENDER, Aprender a FAZER e Aprender a CONVIVER. A transmissão de todo o conteúdo financeiro é realizada de forma simples e divertida, tornando o curso envolvente e dinâmico, a fim de tornar a linguagem densa do mundo financeiro em um processo natural de aprendizagem.

É importante ressaltar que o programa The Money Camp foi adaptado à realidade brasileira e dispõe de profissionais altamente qualificados nas áreas de economia, psicopedagogia e matemática. O programa único em educação financeira para crianças e jovens da Money Camp vem se expandindo pelo território brasileiro e, em breve, crianças e jovens de mais dois importantes centros urbanos terão a oportunidade de receber os conhecimentos do programa de educação financeira The Money Camp. www.themoneycamp.com.br


Sobre a Escola Crescimento - Fundada em 1985, a Escola Crescimento é uma instituição privada de ensino, que presta serviços educacionais em São Luís, Maranhão. A escola atende a crianças do Maternal ao Ensino Médio. A fundadora da escola, Maria Ariadine Bacelar de Castro, encontra-se à frente da organização. Em 1995 integrou-se ao grupo Pueri Domus Escolas Associadas e em 2003 ao Sistema Poliedro. www.crescimento.com.br

Departamento de Comunicação – The Money Camp
Contato: Anna Karina Spedanieri – Assessora de Imprensa
Fone: (11) 9722-6600
E-mail:comunicacao@themoneycamp.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA