Nas escolas, aulas de educação financeira preparam um encontro dos jovens com a vida real


O Colégio Castello Branco, na capital Paulista, inseriu a matéria educação financeira na grade curricular no início deste ano. As crianças são divididas em grupos de 6 a 8 anos e 9 a 11 anos e recebem o conteúdo do programa de educação financeira da Money Camp, metodologia adaptada à realidade brasileira




Desde o inicio de agosto, 450 escolas públicas (ensino médio) dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins e do Distrito Federal iniciaram um projeto-piloto em relação a aulas de educação financeira. Silvia Alambert, educadora financeira e detentora da Metodologia de ensino The Money Camp no Brasil, considera essa iniciativa pioneira e muito positiva. Ela explica que embora haja estudos que comprovem que a educação financeira bem aplicada durante 10 horas na vida de crianças e jovens possa ser de grande impacto durante sua vida adulta, é preciso reconhecer que a cultura e as crenças do povo brasileiro com relação às finanças ainda são muito enraizadas e, portanto, será preciso reforçar o conhecimento durante anos para que possamos ver a mudança que desejamos com relação ao uso consciente do dinheiro.



Para ela, a iniciativa da rede pública de ensino veio mostrar que é possível realizar caminhos para a educação quando se tem interesse em fazê-la. “Mesmo que estejamos convencidos da necessidade urgente da inserção da educação financeira, ainda são poucas as escolas que desenvolvem aulas de educação financeira no país. As escolas deveriam escolher apresentar os conceitos de educação financeira de forma consistente a crianças e jovens durante sua formação, seja na grade curricular ou fora dela. Este é um aprendizado que eles irão se beneficiar e utilizar durante a vida inteira.”, explica Silvia Alambert.



Na rede de ensino particular temos poucos exemplos. Mas, já o Colégio Castello Branco, na capital Paulista, inseriu a matéria educação financeira na grade curricular no início deste ano. Mas, as aulas já eram desenvolvidas aos seus alunos com base na metodologia da Money Camp desde 2007 como curso extracurricular. Desde então, as crianças são divididas por faixas etárias de 6 a 8 anos e 9 a 11 anos, recebem o conteúdo do programa de educação financeira da Money Camp de maneira metódica e de acordo com o seu desenvolvimento e amadurecimento cognitivo, ano a ano, dentro de um processo educacional. “A mudança refletida no comportamento e na forma de lidar com as finanças observadas nos alunos que já recebiam o curso é que motivou a escola a oferecer o programa a todos os que não tinham a oportunidade de estar inseridos no curso”, informa Silvia Alambert, educadora financeira e responsável pelos ensinamentos.



O diferencial da metodologia aplicada pela The MoneyCamp é que esta não somente capacita a criança e o jovem a utilizarem sua inteligência financeira, mas também trabalha no desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança, criatividade, empreendedorismo e na construção de relacionamentos positivos e conquistas de objetivos através dos princípios morais e éticos. “ A metodologia The Money Camp é aplicada dentro da sala de aula de forma totalmente vivencial. Assim, o aluno passa a entender não somente a necessidade de diferenciar o que são desejos e necessidades ou o que é renda fixa e variável ou ainda a realizar orçamentos, que é o básico na educação financeira, mas oferece ferramentas que leva os jovens a escolherem querer iniciar o caminho para a independência financeira hoje e não esperar pelo futuro, quando estiverem no mercado de trabalho, ou seja, oferece os princípios bem como os mecanismos para que o aluno inicie o processo, nem que tenha apenas R$ 1,00 para começar”.



Perfil - Silvia Alambert - Silvia Alambert, é educadora financeira e sócia-diretora da The Money Camp™ Brasil, programa de educação financeira para crianças, jovens e adultos, professora de inglês certificada pela Cambridge University, Londres, membro da Associação Internacional para a Cidadania e Educação Econômica e Social (IACSEE), única educadora financeira licenciada no Brasil pela Creative Wealth™ International para transmitir os conceitos e metodologia do programa The Money Camp™ e certificar multiplicadores no país.



Perfil - The Money Camp™ – The Money Camp™ é um programa de educação financeira americano e que foi fundado por Elisabeth Donati no ano de 2000. No Brasil, foi lançado oficialmente no dia 20 de dezembro de 2006 em um evento promovido para profissionais da área de educação.A metodologia utilizada no programa The Money Camp™ está alinhada com as modernas descobertas no campo cognitivo (Ensino para a Compreensão, Teoria das Múltiplas Inteligências) com as diretrizes da UNESCO em seus quatro pilares da educação para o século XXI: Aprender a SER, Aprender a APRENDER, Aprender a FAZER e Aprender a CONVIVER. A transmissão de todo o conteúdo financeiro é realizada de forma simples e divertida, tornando o curso envolvente e dinâmico, a fim de tornar a linguagem densa do mundo financeiro em um processo natural de aprendizagem. Cada aluno participante do curso passa a ter um novo olhar com relação ao seu planejamento de vida futuro e recebe conhecimentos necessários para que passe a realizar escolhas financeiras de forma inteligente e saudável. Os cinco pilares da administração do dinheiro – fazer dinheiro, poupar, investir com sabedoria, gastar com inteligência e compartilhar - são tratados dentro do universo dos alunos que aprendem, entre outras coisas, a administrar seus recursos para viverem um futuro de forma planejada e tranquila. 'A educação financeira deve servir como ferramenta para a formação consciente do cidadão com relação à linguagem do dinheiro e tipos e formas de investimento', ressalta Silvia.

É importante ressaltar que o programa The Money Camp foi adaptado à realidade brasileira e dispõe de profissionais altamente qualificados nas áreas de economia, psicopedagogia e matemática. O programa único em educação financeira para crianças e jovens da Money Camp vem se expandindo pelo território brasileiro e, em breve, crianças e jovens de importantes centros urbanos terão a oportunidade de receber os conhecimentos do programa de educação financeira The Money Camp™. www.themoneycamp.com.br

The Money Camp -
Contato: Anna Karina Spedanieri – Assessora de Imprensa
Fone: (11) 9722-6600
E-mail:comunicacao@themoneycamp.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

FINANÇAS PESSOAIS: CINCO SINAIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR EM 2020

DEMANDA POR SMARTLOCKERS CRESCE 30% NA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE

Coronavírus: como as decisões dos governos afetam nosso bolso?