Fundação Vanzolini atesta primeira certificação AQUA para empreendimento comercial da região Norte-Nordeste do país

A Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional concedeu a primeira certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) para um empreendimento comercial da região Norte-Nordeste do Brasil, o Syene Corporate. Nesta primeira fase, Programa, o certificado foi aprovado com base no comprometimento do empreendedor com as questões ambientais, sistema de gestão da empresa e do empreendimento, definição do programa com soluções técnicas que visam atingir o menor impacto ambiental possível, privilegiando o bem-estar e a saúde dos usuários. Isso significa que o projeto já nasceu visando o menor impacto ambiental em sua construção, o que também reduzirá os seus gastos futuramente na fase de operação, em relação ao consumo de água e energia.


Segundo o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, a certificação se baseia em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro fases: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde. Isso abrange a avaliação de um empreendimento nas fases de Programa, Concepção, Construção e fase de uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente durante a fase de construção, consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos.

Projetado pelo arquiteto Antonio Caramelo, com a construção da MCC Engenharia, o Syene, em Salvador (BA), será erguido na Av. Tancredo Neves. O empreendimento terá salas comerciais de 93m² a 180m², salas de reunião, mall service, health fitness e heliponto. Serão 40 pavimentos com 207 salas comerciais, 20 lojas, 06 salas de reunião e 1.350 vagas para carros e 58, para motocicletas. O empreendimento também vai usar telhas termoacústicas e vidros de alta performance com conforto térmico nas fachadas, reduzindo a carga térmica do edifício; haverá captação e reaproveitamento de águas pluviais; instalação de unidades coletoras de descartes recicláveis em todos os andares das torres; uso de piso elevado e forros modulados 100% reciclados e recicláveis e utilização de sanitários a vácuo. O início das obras do Syene Corporate está previsto para março de 2011 e a entrega, março de 2013.

Desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, o processo AQUA vem ganhando cada vez mais a adesão de construtoras e incorporadoras no país. Criada em 2008, já conta com 32 processos iniciados, 28 certificados emitidos (fases de concepção, programa e operação) e 14 empreendimentos certificados, totalizando cerca de 200 mil m2. Entre os empreendimentos em processo de certificação AQUA, na cidade de São Paulo, estão o Jardim Corporate Center da Incorporadora JHSF, Showroom Casa Natura, Centro de Eventos Nortel, e duas escolas estaduais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (FDE), responsável pela rede física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Na Bahia, há dois empreendimentos residenciais da construtora Ecomundo. No Rio de Janeiro, em Niterói, a unidade da loja Leroy Merlin já obteve a certificação de todas as fases, além da Escola de Sustentabilidade Campus Natura, em Nazaré Paulista (SP), e a unidade Leroy Merlin, em Taguatinga (DF).


A Certificação AQUA, desenvolvida pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, é abrangente e inclui parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional. Sua metodologia, baseada no HQE francês, é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Itália e Estados Unidos), que fazem parte da SB Alliance, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador e ocupa a vice-presidência. Informações: www.processoaqua.com.br (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri - 08/10/2010, às 15h2).

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA