BRASILEIROS COMPRARAM 19 MILHÕES DE PARES DE TÊNIS ESPORTIVOS CONSIDERADOS NÃO-ORIGINAIS


Os dados são da pesquisa IBOPE encomendados pela Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice) que representa as marcas adidas, Asics, Alpargatas, Nike, Oakley, Puma, Specialized, Skechers e Under Armour

• A entidade oferece apoio logístico e capacitação para a identificação de calçados e artigos esportivos considerados não-originais em parceria com autoridades policiais


Outubro de 2015 - Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE, encomendada pela Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice), de maio de 2014 a maio de 2015, no Brasil foram adquiridos pela população, quase 19 milhões de pares de tênis esportivos considerados não-originais, montante que representa 23% da produção nacional nesse segmento. A estimativa é que o governo federal deixou de arrecadar R$637 milhões com a comercialização de produtos esportivos ilegais. “Por isso, a Ápice está cada vez mais engajada em ações eficazes de apreensões de produtos esportivos não originais, que comprometem o acesso de produtos com qualidade ao consumidor e até a geração de empregos no setor da indústria esportiva”, ressalta Marina Carvalho. A pesquisa IBOPE encomendada pela Ápice ouviu 2002 entrevistados, em todo o pais, com pessoas pertencentes às classes A, B, C, D, e E, entre homens e mulheres com 16 anos ou mais.

Segundo Marina Carvalho, diretora-presidente da associação que representa as marcas adidas, Asics, Alpargatas, Nike, Oakley, Puma, Specialized, Skechers e Under Armour, nos últimos dois anos, a Ápice contribuiu com investigações e apoio logístico para apreensões de produtos ilegais nas cidades de Nova Serrana (MG), Uruguaiana, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (shopping 25 de março).

Sobre o diálogo de autoridades policiais, a Ápice ajudou com informações para a identificação de produtos esportivos ilegais pelo Instituto de Criminalística de Brasília (DF), Prefeitura e Guarda Metropolitana de São Paulo, Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Recife –PE), Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (Rio de Janeiro), Delegacia de Combate aos Crimes de Propriedade Imaterial (Brasília-DF), entre outros órgãos de combate ao mercado ilegal de produtos.

REGULAMENTAÇÃO DO SETOR – Para influenciar a regulamentação que se aplica ao mercado ilegal de produtos contrafeitos, a Ápice apoia a aprovação imediata do projeto de lei 333/99 que altera a lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 (Lei de Propriedade Intelectual) e pretende igualar a pena dos delitos de falsificação de marca a pena de crimes oriundos de violação de direitos autorais. Conteúdo desenvolvido por Anna Karina Spedanieri.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA