SETOR FARMACÊUTICO CRESCE E NECESSITA DE MAIOR EFICIÊNCIA EM SEUS PROCESSOS DE ENTREGA

Agosto de 2016 – O crescimento do setor farmacêutico em todo país tem trazido ao mercado a necessidade de maior eficiência nos seus processos de entrega. Por conta desta realidade, a questão da qualidade logística tem se tornado um tema sempre presente nos fóruns de discussão do segmento.

De acordo com os dados apresentados pelos distribuidores da Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos), no primeiro quadrimestre de 2016, as empresas alcançaram um faturamento de R$ 5,18 bilhões com a comercialização de 304,9 milhões de unidades de medicamentos. Comparado ao mesmo período do ano passado, tal resultado representa um crescimento de 21,75% no faturamento, com um aumento de 16,02% de unidades vendidas.

Mas qual seria qualidade necessária à indústria para garantir a segurança e integridade do produto até o consumidor final?

Para Clóvis A. Gil, presidente da Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos de medicamentos e cosméticos no Brasil, qualidade em logística farmacêutica significa atender os requisitos voltados ao controle de processos, incluindo expedição, armazenamento e transporte em todas as suas etapas até a entrega do produto ao destinatário final.

“Para efetuar tal controle, temos a base da qualidade do segmento farmacêutico, ou seja, as Boas Práticas de Fabricação (BPF), determinada pela norma RDC n° 17/10 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, destaca ele.

Clóvis A. Gil ainda salienta que, além de atender às normas dos órgãos reguladores, é preciso que os operadores logísticos estejam cada vez mais atentos, garantindo eficiência e satisfação de toda a cadeia tanto para o varejo quanto para o consumidor final.

Trans Model Air Express - O Grupo Ativa adquiriu recentemente a empresa Trans Model Air Express, agenciadora de carga aérea que coleta o medicamento na indústria, embarca na companhia aérea e acompanha a entrega do produto até o seu destino final, dando maior agilidade e segurança na hora da entrega da mercadoria. A empresa realiza ainda entregas urgentes de vacinas e medicamentos, produtos farmacêuticos, medicamentos controlados, distribuição de produtos de beleza, higiene pessoal entre outros segmentos.

Com mais de 26 anos de experiência em entregas aéreas a Trans Model, tem como filosofia proporcionar um atendimento premium tanto em lead time, quanto em manuseio e manutenção de cargas especiais. Com a incorporação pela Ativa Logística contamos com uma distribuição extremamente qualificada nos destinos, seguindo todas as normas e padrões de excelência da Ativa e procedimentos da Anvisa. Nossos últimos indicadores têm apontado que estamos no caminho certo, pois temos superado as expectativas dos nossos clientes constantemente.


A frota da Trans Model é 100% rastreada através dos modernos equipamentos. Independentemente do serviço a ser executado, durante todos os processos de coleta, transferência e entrega, a frota é monitorada 24 horas, minuto a minuto, através de uma Central Gerenciadora de Riscos, o que garante total segurança na distribuição da carga. Além disso, processos preventivos e de situação de risco fazem parte do treinamento das equipes operacionais da empresa.

Além do setor farmacêutico, a Trans Model Air Express atende demanda de produtos perecíveis, carga seca, correlatos, vacinas, diagnóstico clínico, hospitalar, produtos veterinários, produtos de beleza, higiene pessoal, confecções, livros, revistas, brindes e materiais promocionais.

Com 20 anos de história, a Ativa Logística (www.ativalog.com.br) é um dos maiores operadores logísticos de medicamentos e cosméticos no Brasil. Com mil empresas atendidas, 45% delas do setor farma, responsáveis pela movimentação de 14 mil toneladas mensal em todo o território nacional, a Ativa Logística atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de remédios, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

No início de 2016, para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado farmacêutico, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express (www.transmodel.com.br). Para os próximos anos, com as necessidades e exigências do setor farmacêutico, a meta da empresa é se tornar líder neste segmento, em relação à prestação de serviços nos modais de logística, transporte rodoviário e aéreo.

O portfólio de clientes da Ativa também possui empresas dos segmentos HPC, hospitalar, calçadista, têxtil, de brinquedos, produtos veterinários e eletroeletrônicos. Com uma frota de mais de 800 veículos, realiza operações para todo o Brasil, por meio de operador logístico e pelas suas 21 unidades localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. A companhia realiza, em média, 150 mil entregas mensais. Em 2015, recebeu três ouros no Prêmio Fox, da Hypermarcas, como a melhor empresa de transportes de medicamentos dos Centros de Distribuição de Cajamar (SP), Contagem (MG) e Duque de Caxias (RJ). Também foi premiada em 1º Lugar na categoria Transporte Terrestre de Medicamentos e obteve menção honrosa na categoria Armazenagem e Distribuição de Medicamentos do Prêmio Sindusfarma de qualidade 2016.Matéria desenvolvida por Anna Karina Spedanieri.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA