CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE UNE-SE AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PARA TROCA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Em uma reunião plenária realizada na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a presidente da entidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo, assinaram um acordo de responsabilidade socioambiental. O objetivo desta iniciativa é integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, no âmbito da instituição, visando à inserção da variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

Além disso, a presidente Maria Clara apresentou os balanços socioambientais 2006 e 2007 e os projetos do CFC de responsabilidade socioambiental para as áreas de Assistencial Social, Cultura, Lazer e Esporte, Meio Ambiente e Políticas Públicas idealizados pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental. " A assinatura representa a inserção da Agenda A3P no cotidiano dos servidores. “Além de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da classe contábil e da contabilidade em si, pensamos também na contabilidade ambiental", destacou ela.

A Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P é um projeto que teve início no Ministério do Meio Ambiente, em 1999 e que tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.



Sobre o CFC - O Conselho Federal de Contabilidade - CFC com sede em Brasília (DF) tem 60 anos de atuação contribuindo para a orientação e fiscalização do exercício da classe contábil, composta por 405 mil profissionais. Hoje, o sistema CFC/CRCs é formado por 26 regionais criado a partir do Decreto n.º 9.295, de 1946. Na presidência desde 2006, quem ocupa o cargo é Maria Clara Cavalcante Bugarim. Sua atuação tem proporcionado grandes conquistas para a classe contábil. Hoje uma das iniciativas coordenadas por ela, é adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões de internacionais, por meio do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor. Esse processo já é considerado um marco na contabilidade brasileira por especialistas da área, já que serão desenvolvidos grandes avanços no modo de apresentação da contabilidade pública e privada no País. O site do Conselho Federal de Contabilidade é www.cfc.org.br

Perfil - Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade – CFC - Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Conselho Federal de Contabilidade . Além disso, Maria Clara é professora e assessora pedagógica na Universidade de Fortaleza. Formou-se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. É pós-graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. Possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas e como presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro. (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri)

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA