CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE UNE-SE AO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE PARA TROCA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Em uma reunião plenária realizada na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF), a presidente da entidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim e a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo, assinaram um acordo de responsabilidade socioambiental.

O objetivo desta iniciativa é integrar esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, no âmbito da instituição, visando à inserção da variável socioambiental no seu cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

Além disso, a presidente Maria Clara apresentou os balanços socioambientais 2006 e 2007 e os projetos do CFC de responsabilidade socioambiental para as áreas de Assistencial Social, Cultura, Lazer e Esporte, Meio Ambiente e Políticas Públicas idealizados pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental. " A assinatura representa a inserção da Agenda A3P no cotidiano dos servidores. "Além de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais da classe contábil e da contabilidade em si, pensamos também na contabilidade ambiental", destacou ela.

A Agenda Ambiental da Administração Pública - A3P é um projeto que teve início no Ministério do Meio Ambiente, em 1999 e que tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Sobre o CFC - O Conselho Federal de Contabilidade - CFC com sede em Brasília (DF) tem 60 anos de atuação contribuindo para a orientação e fiscalização do exercício da classe contábil, composta por 405 mil profissionais. Hoje, o sistema CFC/CRCs é formado por 26 regionais criado a partir do Decreto n.º 9.295, de 1946. Na presidência desde 2006, quem ocupa o cargo é Maria Clara Cavalcante Bugarim. Sua atuação tem proporcionado grandes conquistas para a classe contábil. Hoje uma das iniciativas coordenadas por ela, é adequação das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões de internacionais, por meio do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC), em conjunto com a Secretaria Nacional do Tesouro, Ministério da Fazenda e entidades representativas do setor. Esse processo já é considerado um marco na contabilidade brasileira por especialistas da área, já que serão desenvolvidos grandes avanços no modo de apresentação da contabilidade pública e privada no País. O site do Conselho Federal de Contabilidade é www.cfc.org.br

Perfil - Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente do Conselho Federal de Contabilidade - CFC - Maria Clara Cavalcante Bugarim é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente do Conselho Federal de Contabilidade . Além disso, Maria Clara é professora e assessora pedagógica na Universidade de Fortaleza. Formou-se em Ciências Contábeis, em Administração de Empresas e em Direito. É pós-graduada em Auditoria, Administração e Recursos Humanos e mestre em Controladoria e Contabilidade. Possui ampla experiência profissional em diversas atividades públicas, tendo atuado, como auditora geral do Estado de Alagoas e como presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade. Em setembro de 2008, recebeu o título de imortal das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais da Academia Nacional de Economia, no Rio de Janeiro. Texto Desenvolvida por Anna KArina Spedanieri - março 2009.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA