GRUPO ECOPLANO É PARCEIRO NO DESENVOLVIMENTO DA CASA SUSTENTÁVEL DO PAPAI NOEL 2009

A iniciativa é inédita no País e faz parte do projeto Natal Iluminado 2009, idealizado pela Prefeitura de São Paulo

A partir do dia 10 de dezembro/2009 até 06 de janeiro/2010, o público poderá conhecer a primeira Casa Sustentável do Papai Noel na capital Paulista, um espaço idealizado pela REM Construtora, Ateliê Brasil e São Paulo Turismo e que faz parte do projeto Natal Iluminado 2009 criado pela Prefeitura de São Paulo. A principal finalidade da Casa Sustentável do Papai Noel, além de ser um ponto turístico para os paulistanos, é despertar entre as pessoas que é importante cada vez mais evitar o desperdício dos nossos recursos naturais contribuindo para a existência das gerações futuras na Terra.

O Grupo Ecoplano formado por empresas com grande experiência no setor da construção civil com foco principal em água, energia e sustentabilidade colaborou com o fornecimento de sistemas e produtos para a economia de água e energia e mão-de-obra qualificada para a instalação dos mesmos. Por isso, algumas ações que incentivam a preservação do meio ambiente estarão disponíveis para o conhecimento do público na Casa Sustentável do Papai Noel 2009, localizada no Parque Trianon, na Avenida Paulista. Os monitores que estarão presentes desenvolverão atividades lúdicas para transmitir conceitos de responsabilidade ambiental. O chuveiro, como todos sabem gasta muita energia.


Para chamar a atenção e mostrar que há uma alternativa, além do uso da energia convencional, a Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel 2009 mostrará ao público, um sistema solar à vácuo para aquecimento da água. Essa tecnologia é formada por um sistema inovador e aquece a água a temperaturas de até 90 graus Celsius. A eficiência do equipamento é de 91% da energia solar incidente. Neste sistema as perdas são reduzidas, devido ao vácuo entre os tubos de vidro. Pode proporcionar de 4 a 6 banhos quentes e confortáveis. Não há possibilidade de congelamento da água interna, devido ao isolamento ser feito através do vácuo entre os tubos de vidro. A troca de calor ocorre por convecção natural dentro dos tubos de vidro. Sendo assim, não existem motores para circulação da água, evitando o consumo de energia elétrica e gastos com manutenção do motor elétrico.

Nas pias da cozinha e do banheiro, será possível ver alguns exemplos de produtos economizadores, assim como as duchas e torneiras econômicas.Ao redor da casa, postes de iluminação pública com bateria e iluminação à LED (diodo emissor de luz) que consomem menos energia fazem parte dessa iniciativa. Na parte interna da casa, foram instaladas lâmpadas de altíssima eficiência que têm baixas perdas, alta durabilidade, garantia de 3 anos e vida útil de 50 mil horas. Além disso, as tomadas podem ser abastecidas por energia fotovoltaica. Todos eles funcionam com equipamentos de geração de energia elétrica a partir da energia solar. As células fotovoltaicas captam a energia solar e a transformam em energia elétrica. Podem ser utilizadas em locais remotos, onde há necessidade de energia elétrica, sem os custos de instalação de uma rede própria. Os módulos solares podem funcionar individualmente, em série ou paralelo. No que se diz respeito à preservação dos recursos hídricos, teremos um exemplo que pode ser seguido por cada brasileiro.

Na Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel 2009 será possível conhecer bem de perto um exemplo de sistema para a captação e utilização da água de chuva. Sua principal função é reduzir o consumo de água da rede pública e do fornecimento da mesma. Além disso, evita a utilização de água potável em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos e carros.

Serviço: Casa SUSTENTÁVEL do Papai Noel
Aberto ao público a partir do dia 10/12/09 até 06/01/10
Segundas-feiras às sextas-feiras - 19:00 às 23:00
Sábados e domingos das 14:00 às 23:00
Parque Trianon – Em frente ao MASP na Avenida Paulista – São Paulo

Sobre o Grupo Ecoplano – O Grupo Ecoplano foi fundado através da experiência adquirida por engenheiros experientes na construção civil com foco principal em água, energia e sustentabilidade desde 2001. Atualmente, comercializa produtos e desenvolve soluções completas, desde o projeto até a implantação do sistema. Sua principal missão é selecionar, divulgar e comercializar produtos de baixo impacto ambiental para a construção civil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Além disso, oferece atendimento técnico de venda, incluindo o dimensionamento mais correto e eficiente dos sistemas, integrando todas as etapas do processo construtivo com especificação e cotação de seus itens.

Após a divulgação do release, as duas principais matérias desenvolvidas pela imprensa foram SPTV - Globo e Globo News. Abaixo é possível assistir as matérias

SPTV = Globo

http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1426672-16576,00-CASA+SUSTENTAVEL+DE+PAPAI+NOEL+E+ATRACAO+EM+PARQUE+DA+AV+PAULISTA.html

Globo News

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1181548-7823-CONHECA+A+CASA+SUSTENTAVEL+DO+PAPAI+NOEL,00.html

TV Brasil - Programa Repórter Brasil

http://tvbrasil.ebc.com.br/reporterbrasil/video/1369/


Mais informações sobre o Projeto Natal Iluminado 2009 – Prefeitura de São Paulo acesse www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/destaque/527-natal-iluminado-2009

Informações à Imprensa
Anna Karina Spedanieri (11) 9831-6532

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA