THE MONEY CAMP E ITESA FIRMAM PARCEIRA E APRESENTAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Inicialmente serão atendidas 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica situadas no bairro do Jaguari, na região de Santana do Parnaíba, região que o ITESA já atua



ABRIL 2010 – O Programa de educação financeira voltado para crianças, The Money Camp e o ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada) acabam de firmar parceria. De forma inédita no Brasil, juntos levarão os benefícios da educação financeira para comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica na capital Paulista, por meio do projeto “Educação Financeira para Todos”, cuja iniciativa, deve se difundir por todo o País nos próximos meses, também por meio de parcerias com órgãos governamentais, ONGS e empresas.

Inicialmente serão atendidas 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no bairro do Jaguari, na capital Paulista, região onde ITESA já atua. O programa acontecerá de forma continuada, ou seja, nunca inferior a um ano de duração, respeitando os limites de cada faixa etária, explica Silvia Alambert, educadora financeira e diretora executiva da The Money Camp no País. Silvia Alambert explica que o ITESA é mais um licenciado e multiplicador do conceito The Money Camp no Brasil. Segundo ela, essa parceria futuramente facilitará a implantação da educação financeira nas escolas municipais e estaduais.

Atualmente, o ITESA desenvolve projetos voltados ao desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes, através da realização de oficinas com atividades culturais e esportivas, complementares a educação formal, em parcerias com as lideranças locais, poder público, empresas e organizações não governamentais. Desta forma, a parceria firmada com o programa The Money Camp permitirá a implantação dos ensinamentos da educação financeira nesses projetos que são desenvolvidos pelo ITESA. Os ensinamentos sobre educação financeira serão implantados tanto nos trabalhos de desenvolvimento local, neste caso como uma ferramenta complementar e poderosa, ou de forma independente, pois a metodologia The Money Camp facilita o entendimento de todos sobre questões financeiras e desperta para a necessidade da mudança de seus hábitos para que cada um alcance uma vida mais digna e feliz independente de sua classe social.

Silvia Alambert, educadora financeira e diretora executiva The Money Camp ressalta os inúmeros benefícios da educação financeira em um projeto social. “A partir do momento em que as crianças e adolescentes começam a refletir sobre suas prioridades passam a entender que, antes deste conhecimento, suas prioridades eram infundadas e percebem que estavam se deixando levar pelos apelos da sociedade e chegando a conclusão de que a maior parte do que consomem é desnecessário e que, portanto, precisam se planejar melhor para obter uma maior satisfação pessoal”, explica Silvia.

Além disso, Silvia Alambert relata que com a autoestima elevada, cada pessoa passa a valorizar-se mais e deixa de lado a ideia de que somente será aceita pela sociedade se possuir todos os equipamentos e produtos dos últimos lançamentos. Consegue também planejar seu futuro e viver melhor o presente, pois visualiza o passo que a conduzirá para a realização de seus sonhos e a partir de então, inicia uma jornada, consciente de suas escolhas e melhorando sua qualidade de vida.

SOBRE THE MONEY CAMP - The Money Camp é um programa de educação financeira que surgiu nos Estados Unidos em 2002. Após ler uma reportagem em um jornal de grande circulação em São Paulo, a educadora financeira Silvia Alambert (membro da IACSEE – International Associação for Citizenship Social e Economics Education) se interessou pelo assunto e viajou para os Estados Unidos para conhecer o trabalho e participar do curso para treinamento de professores, ministrado pela Elisabeth Donati, co-fundadora do curso The Money Camp. Desta forma, Silvia foi treinada e certificada para coordenar o programa Money Camp no Brasil, cuja iniciativa foi lançada oficialmente no dia 20 de dezembro de 2006, em um evento promovido para profissionais da área de educação.

A metodologia utilizada no programa The Money Camp™ está alinhada com as modernas descobertas no campo cognitivo (Ensino para a Compreensão, Teoria das Múltiplas Inteligências) com as diretrizes da UNESCO em seus quatro pilares da educação no século XXI. Aprender a SER, Aprender a APRENDER, Aprender a FAZER e Aprender a CONVIVER. A transmissão de todo o conteúdo financeiro é realizada de forma simples e divertida, tornando o curso envolvente e dinâmico, a fim de tornar a linguagem densa do mundo financeiro em um processo natural de aprendizagem.

É importante ressaltar que o programa The Money Camp foi adaptado à realidade brasileira e dispõe de profissionais altamente qualificados nas áreas de economia, psicopedagogia e matemática. O programa único em educação financeira para crianças e jovens da Money Camp vem ganhando força e se expandindo pelo território brasileiro.

SOBRE O ITESA - O ITESA (Instituto de Tecnologia Social Aplicada) iniciou suas atividades em Santana de Parnaíba e é uma sociedade sem fins lucrativos com atuação em todo território nacional. Foi fundado em 1998 e no ano seguinte firmou convênio com a Empresa Tamboré S/A, com a finalidade de implantação do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios em Santana de Parnaíba. Em 2001 seu Estatuto Social foi reformulado e adequado a Lei 9790, de 23 de março de 1999, recebendo a qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público em 31.10.2001, que consta no processo MJ n 0800.019926/2001-70.

A missão do ITESA é promover aliança entre Investidores Sociais e Organizações da Sociedade Civil que desenvolvam projetos educacionais, culturais, esportivos e de geração de trabalho e renda para crianças, adolescentes e adultos em âmbito nacional, adequando os projetos de acordo com a realidade local, captando recursos, prestando consultoria, assessoria e monitorando a implantação.

PROJETOS DESENVOLVIDOS: Os principais programas que a instituição já realizou e ainda realiza e seus principais resultados:

2002 – Convênio com a F.W.K. KELLOGG FOUDATION, cuja finalidade foi a restauração e a construção de um anexo na casa 49, espaço utilizado atualmente como Centro de Memória Santana de Parnaíba.

2003 – Convênio com o INSTITUTO IBI, com a finalidade da Implantação da Coopremi – Cooperativa de Trabalho na área da Construção Civil, formada por 35 jovens entre 18 a 24 anos ex-alunos do POEAO (Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios). Em 05.11.2004 - Constituição da Coopremi na JUCESP com 20 associados.

2003 a 2004 – Convenio com Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho, cuja finalidade foi a implantação do projeto Oficina Escola de artes e Ofícios, utilizando a restauração da Fazenda Ermida em Jundiaí, como canteiro escola para capacitar os adolescentes, em técnicas construtivas de restauro.

2003 a 2004 – Parceria com a Prefeitura do Município de Pirapora do bom Jesus, cuja finalidade foi a implantação do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, utilizando a restauração do Centro Cultural como canteiro Escola.

2004 a 2004 – Parceria com a fundação Cultural de Jacarey, cuja finalidade foi a implantação do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios em Jacareí.

2003 a 2004 – Parceria com a Prefeitura do Município de São Luiz do Paraitinga, cuja finalidade foi a implantação da Oficina Escola de Artes e Ofícios em são Luiz do Paraitinga.

2007 a 2010 – Parceria com a Associação Amigos do Bairro do Jaguari e o Instituto C&A para implantação do Projeto Participação que visa estimular o desenvolvimento educacional com atividades complementares a educação formal, bem como o desenvolvimento local a partir das expectativas e necessidades levantadas pela comunidade. Atualmente temos a Oficina de Dança, Jiu-Jitsu, Capoeira, Artes e Artesanato. Participam 250 crianças e adolescentes do bairro, como também da comunidade local. Atualmente estamos nos preparando para a construção da sede da Associação amigos do Bairro do Jaguari, que será patrocinada parcialmente pelos funcionários voluntários da C&A e estamos aguardando o término da reforma e ampliação da escola municipal para iniciarmos a diversificação das oficinas com a implantação da biblioteca comunitária, futebol social, teatro, etc.

.Departamento de Comunicação – The Money Camp

Assessora de Imprensa

Anna Karina Spedanieri – comunicacao@themoneycamp.com.br

Telefone: (11) 9722-6600

www.themoneycamp.com.br/

www.themoneycamp.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA