Inteligência Competitiva é cada vez mais aplicado
ABRIL/2011 - Entender os aspectos de desempenho interno e do mercado é um grande desafio das empresas para a definição de novas diretrizes visando o sucesso dos negócios. Esse processo requer conhecimento, integração e aplicação de diversos fatores que definem a Inteligência Competitiva de uma organização, conceito cada vez mais usado por empresas atuantes nos ramos varejista, financeiro, bancário e de seguros. O professor Fernando José Barbin Laurindo, coordenador do Curso de Capacitação em Gerência da Inteligência Competitiva na Fundação Vanzolini, explica que muitas empresas já estão neste processo e a tendência é que novos setores também sigam para esse caminho, cenário que exigirá aperfeiçoamento de profissionais que sejam capazes futuramente de disseminar os conceitos da Inteligência Competitiva, conceito responsável pela união de diversos fatores, como Estratégia Competitiva, Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Técnicas Quantitativas de Análise de Dados e de Informações e Sistemas de Apoio à Decisão
Com um diferencial inovador, esses fatores foram alinhados aos conceitos da Engenharia de Produção que estão totalmente ligados ao dia a dia das empresas em todos os ramos de atividades. “Hoje, a Fundação Vanzolini detém uma metodologia voltada para profissionais que atuem na área de TI, em gestão de conhecimento, como analistas de mercado ou gestores de produto, bem como gerentes e coordenadores de equipes e de projetos. O nosso objetivo é capacitar os profissionais para a compreensão dos principais aspectos e técnicas da Inteligência Competitiva, identificar oportunidades de sua aplicação, desenvolver planos para implementação de seu uso em prol da Estratégia da empresa, usando recursos da Tecnologia da Informação em alinhamento com esta estratégia” destaca o professor Laurindo.
Com as disciplinas Estratégia e TI, Business Intelligence, Sistemas de Banco de Dados Internos e Análise de Dados, o Curso de Capacitação em Gerência da Inteligência Competitiva será aplicado na Unidade Paulista da Fundação Vanzolini. Para grupos de profissionais, é possível desenvolver as aulas do curso no formato “in company”, com programação específica para empresas de origens nacional e internacional. Mais informações, através dos telefones 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões) ou no email: cursos@vanzolini.org.br. (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri - 29.04.2011).
Com um diferencial inovador, esses fatores foram alinhados aos conceitos da Engenharia de Produção que estão totalmente ligados ao dia a dia das empresas em todos os ramos de atividades. “Hoje, a Fundação Vanzolini detém uma metodologia voltada para profissionais que atuem na área de TI, em gestão de conhecimento, como analistas de mercado ou gestores de produto, bem como gerentes e coordenadores de equipes e de projetos. O nosso objetivo é capacitar os profissionais para a compreensão dos principais aspectos e técnicas da Inteligência Competitiva, identificar oportunidades de sua aplicação, desenvolver planos para implementação de seu uso em prol da Estratégia da empresa, usando recursos da Tecnologia da Informação em alinhamento com esta estratégia” destaca o professor Laurindo.
Com as disciplinas Estratégia e TI, Business Intelligence, Sistemas de Banco de Dados Internos e Análise de Dados, o Curso de Capacitação em Gerência da Inteligência Competitiva será aplicado na Unidade Paulista da Fundação Vanzolini. Para grupos de profissionais, é possível desenvolver as aulas do curso no formato “in company”, com programação específica para empresas de origens nacional e internacional. Mais informações, através dos telefones 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões) ou no email: cursos@vanzolini.org.br. (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri - 29.04.2011).