Os conceitos e as ferramentas práticas para gerir o conhecimento dentro das empresas

Para Davi Nakano, professor da Fundação Vanzolini, enquanto algumas empresas já aderiram a ferramentas e processos para organizar e compartilhar o conhecimento organizacional, outras ainda iniciam-se nessa prática


MAIO/2011 – Muitas empresas têm dificuldades para organizar e compartilhar o conhecimento interno e as informações tendem a ficar concentradas apenas na cabeça de alguns colaboradores. Segundo, Davi Nakano, professor do curso de capacitação intitulado Gestão Estratégica do Conhecimento, na Fundação Vanzolini, as empresas e os profissionais precisam conhecer e utilizar métodos e ferramentas para gestão da informação e do conhecimento que aumentem sua competitividade em ambientes cada vez mais turbulentos. “Para isso, é preciso mapear, registrar, organizar e compartilhar o conhecimento organizacional de forma a utilizá-lo com eficiência e sustentabilidade”, destaca o professor.

Nakano observa que a gestão do conhecimento tem duas vertentes fundamentais: uma baseada no uso de ferramentas tecnológicas e outra que focaliza a gestão e a integração das pessoas no ambiente em que trabalham. “Com isso, muito do conhecimento gerado pelos colaboradores de uma empresa podem ser capturado, armazenado e disseminado, seja com o auxílio de ferramentas tecnológicas como portais e intranets, ou por redes sociais”, explica.

Com uma estratégia baseada nessas duas vertentes, as empresas de diferentes portes terão facilidade para organizar e transmitir o conhecimento organizacional entre os funcionários e os futuros colaboradores. “O país enfrenta escassez de trabalho qualificado, e as empresas necessitam de formas de treinamento e capacitação rápida. A gestão do conhecimento é uma das alternativas para solucionar esse problema”, aponta Nakano.

Já há algum tempo, algumas empresas investem em ferramentas para administrar seu conhecimento. “Percebemos que algumas empresas têm intensificado seu esforço e apostado em profissionais capazes de gerenciar as informações internas e organizar como os colaboradores compartilham esses conhecimentos para a melhoria contínua do negócio. Outras no entanto ainda estão iniciando as ações com essa preocupação. No setor industrial, por exemplo, essa iniciativa ainda é lenta.” finaliza Nakano.



Curso de capacitação
Com base nessa tendência de mercado, a Fundação Vanzolini, instituição com atuação na área educacional há mais de 40 anos, lança um novo curso de capacitação em Aplicações para a Gestão Estratégica do Conhecimento. Com duração de quatro meses, o curso está voltado para gestores com atuação na área de projetos, operações e TI, em empresas de diferentes ramos. O curso mescla aulas teóricas com a solução de problemas práticos, para que o profissional discuta e solucione, durante o curso, uma situação vivida na empresa na qual atua, através da gestão do conhecimento.

O curso conta com professores que têm atuação pioneira no ramo da gestão do conhecimento e da ciência da informação, com doutorado pela USP. Para os profissionais interessados, as aulas são oferecidas na unidade Paulista da Fundação Vanzolini. O prazo de inscrições para a próxima turma vai até o dia 27 de julho, e os interessados podem garantir uma vaga preenchendo o formulário no site www.vanzolini.org.br.

Para grupos de profissionais, é possível desenvolver as aulas no formato in company, com programação específica para empresas de origem nacional e internacional. Mais informações, pelos telefones 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo); (11) 3145-3717 (demais regiões) ou no email: cursos@vanzolini.org.br. (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri - 20.05.201)

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA