Fundação Vanzolini apresenta cursos AQUA para construção civil


Para empresas com atuação no ramo da construção civil e arquitetura, os cursos AQUA podem ser desenvolvidos para grupo de pessoas no formato in company

MAIO/2011 - A Fundação Vanzolini, instituição com atuação na área educacional, desenvolveu metodologias de ensino para a disseminação de conceitos do Processo AQUA, metodologia formada por critérios de sustentabilidade que auxiliam na redução do impacto ambiental e na melhor condição de conforto e saúde das construções em todo o país. Para isso, foram desenvolvidos três tipos de cursos de atualização sobre o Processo AQUA voltados para arquitetos, engenheiros, gestores, empreendedores e profissionais que atuam no segmento da Alta Qualidade Ambiental da Construção.

São eles: Introdução do Processo AQUA; O Sistema de Gestão do Empreendimento AQUA; Alta Qualidade Ambiental de Edifícios Comerciais e de Serviços; Alta Qualidade Ambiental de Edifícios Habitacionais; Renovação de Edifícios Comerciais e de Serviços; e Operação e Uso de Edifícios Comerciais e Serviços. Esses cursos foram criados para apresentar o Processo AQUA e os referenciais técnicos de avaliação e certificação da Alta Qualidade Ambiental de edifícios; interpretar os requisitos e como realizar a auto-avaliação dos objetivos de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício; e apresentar o Sistema de Gestão do Empreendimento AQUA.

Estes cursos de Atualização têm duração de 4 horas a 24 horas e ocorrem na Unidade Paulista (próximo ao metrô Trianon-Masp), no período de junho a dezembro e o prazo para inscrições varia de acordo com cada curso. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 770 06 08 (Estado de São Paulo) e (11) 3145-3717 (outras localidades), ou pelo portal www.vanzolini.org.br, no Menu Educação Continuada, Página Atualização. Para empresas com atuação no ramo da construção civil e arquitetura, os cursos AQUA podem ser desenvolvidos para grupo de pessoas no formato in company.

Sobre o Processo AQUA – O Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, maior certificadora da construção civil do Brasil, é formado por 14 critérios de desempenho sustentável divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde, que auxiliam empreendedores da construção civil na redução do impacto ambiental de suas obras, sejam elas residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular. Com isso, geram baixo impacto no meio ambiente ao longo de toda a sua vida útil, incluindo a fase de construção e a fase de operação e uso, consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos, além de proporcionar melhores condições de conforto e saúde aos seus usuários. Isso abrange as fases de programa, concepção (projeto), realização (construção) e operação e uso dos empreendimentos.

A Fundação Vanzolini mantém acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento da Alta Qualidade Ambiental da Construção com o CERQUAL, do Grupo QUALITEL, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais e com a CERTIVÉA, subsidiária do CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment), instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção civil e responsável pela certificação de edifícios do setor de serviços. A Certificação AQUA é abrangente e inclui parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional. Sua metodologia, baseada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), é reconhecida internacionalmente por diversas entidades certificadoras no mundo (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Itália e Estados Unidos ), que fazem parte da SB Alliance, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador e ocupa a vice-presidência. (texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri - 12.08.2011).

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA