Residência na capital Paulista faz o aproveitamento de água de chuva

São Paulo, janeiro de 2015 - Há mais de um ano, uma residência localizada na zona Oeste da capital Paulista instalou um sistema para o aproveitamento de água de chuva. Segundo os proprietários Katja Rotermund e Paulo Giovani de Oliveira, diminuir a dependência em relação ao uso de água potável para algumas atividades no dia a dia, sempre foi uma de suas preocupações, pois, preservar um recurso natural que vem se tornando cada vez mais escasso é uma das formas de evitar a falta desse bem para as futuras gerações. O projeto da residência é assinado pela arquiteta Talita Jacobelis do escritório Um Para Um, arquitetura e obras.

No inicio de 2014, mesmo com uma quantidade menor de chuva, a água captada pelo sistema de aproveitamento de água de chuva instalado pela empresa Aquastock (www.aquastock), foi capaz de gerar mais de 30% de economia na conta de água. “ Utilizamos água da chuva para vasos sanitários, máquina de lavar roupa e torneiras do jardim. “ Hoje a cisterna e a caixa d água têm capacidade para armazenar cerca de 3 mil litros, o que ajuda a amenizar a dependência de água da minha residência em relação à água potável oferecida pela rede pública”, destaca Katja.

Com o baixo nível de água das represas do Estado de São Paulo, Katja destaca que as chuvas que caíram com mais intensidade, ajudaram no armazenamento de água para ser utilizada em várias atividades do dia a dia, assim como na lavagem de roupas, nos vasos sanitários e até mesmo na hora de molhar as plantas, e evitará o desperdício de água potável que pode ser usada em outras atividades.

O principal componente do para o aproveitamento de água de chuva na residência é o Filtro WISY WFF100,instalado entre a tubulação de água de chuva e a cisterna (reservatório inferior). O filtro elimina as sujeiras grosseiras automaticamente, evitando o acumulo de matéria orgânica na cisterna. Para garantir a qualidade da água e eficiência do sistema ao longo dos anos, recomenda-se o uso de todos os demais componentes Freio, Filtro Flutuante e Multisifão (veja no quadro como funciona o sistema completo).

Segundo Katja, hoje o sistema WISY utiliza um princípio de filtragem de tensão superficial que garante alta eficiência ao separar a água da chuva de impurezas como folhas, galhos, insetos entre outros, com mínima perda de água.

Segundo Marcos Barros, diretor da AquaStock, o sistema aproveita cerca de 85% da água da chuva e elimina automaticamente todas partículas superiores a 0,28mm. “ A água filtrada pode ser utilizada para irrigar jardins, lavar pisos, usar na descarga do vaso sanitário, lavar roupas, carros, objetos, manutenção de piscinas, e pode ser ainda, utilizada em alguns processos industriais ou em sistemas de ar condicionado, e com isso evitar o uso de água potável para esses fins.

Os Sistema WISY consistem basicamente em 4 etapas ou peças.

A primeira etapa ou peça é antes da cisterna

1- O Filtro Vortex faz uma a limpeza da água antes de reservá-la.
As outras três etapas ou peças, ocorrem dentro da cisterna:

2- A peça Freio serve para que a água entre na cisterna pelo fundo, lentamente, sem causar turbilhonamento.

3- O Filtro Flutuante, retira a água dentro da cisterna para uso, sempre próxima à superfície, onde ela tem melhor qualidade, está mais oxigenada.

4- A Multisifão tem a função do “ladrão” da cisterna, ou seja, quando a cisterna estiver cheia, extravasa, sem deixar que a água retorne ou entre bichos e insetos, e ainda, tem a função de limpar a superfície da água garantindo sua qualidade durante o armazenamento.

5. Funcionamento - A água da chuva que cai no telhado, é coletada pelas calhas, segue pela tubulação para chegar até o Filtro WISY Vortex que limpa a água com grande eficiência, separando a água de chuva de impurezas como folhas, galhos, insetos e musgo, com mínima perda de água e exigência baixíssima manutenção. Depois da filtragem, a água vai para o reservatório (cisterna), onde é armazenada. Na sequencia, essa água é distribuída para os pontos de consumo ou enviada para uma caixa d’agua superior que através da gravidade abastece o local .



Os produtos para a instalação de sistemas para o reaproveitamento da água de chuva podem ser encontrados em vários estados brasileiros. Para localizar um ponto de venda e equipe técnica entre em contato pelos telefones (11) 3815-4814 e 3831-3011 ou email info@aquastock.com.br. Além da comercialização destes produtos, a AquaStock oferece apoio técnico qualificado no escritório de São Paulo e treinamento para profissionais atuantes no ramo da construção civil ou interessados no geral. Sitewww.aquastock.com.br


Sobre a Aqua Stock - A Aquastock é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para o gerenciamento de águas de chuva. Desde 2003, fornece e instala equipamentos para sistemas de aproveitamento de águas de chuva e colabora com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor, inclusive com a participação na elaboração da norma brasileira de Aproveitamento de Água de Chuvas de Telhados para Fins Não Potáveis (NBR 15527:2007).A empresa representa no Brasil a empresa WISY AG, que começou a produzir filtros de água da chuva em 1989, acabando com os sistemas improvisados e ineficientes comuns na época. Graças ao princípio original de filtragem e sucesso no desenvolvimento sistemático de sua gama de produtos, a WISY cresceu muito rapidamente para se tornar a líder na fabricação de sistemas de alta qualidade para a coleta de água da chuva. A WISY está firmemente estabelecida como um fornecedor global com parceiros em mais de 40 países.

Catálogo AquaStock
http://aquastock.com.br/img/d4da8a70810301310e8ebf4bb4714114.pdf

Informações para a imprensa
Anna Karina Spedanieri
(11) 9. 9722-6600

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA