AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SÃO FOCO PARA A INDÚSTRIA DE PRODUTOS ESPORTIVOS

JuLHO de 2015 – Preparar a cadeia de fornecedores da indústria esportiva para operar sem o desperdício e degradação dos recursos naturais é o objetivo central do Programa de Gerenciamento de Resíduos desenvolvido pela Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (ÁPICE), entidade que representa empresas como adidas, Asics, Alpargatas, Nike, Oakley, Puma, Paquetá, SKechers e Under Armour.

Segundo Marina Carvalho, diretora-presidente da entidade, com base nesse programa, representantes da associação prestam consultoria, sem qualquer custo, para associados e fornecedores do setor em relação à gestão de resíduos químicos, água e energia. O passo a passo sobre este programa e sua política de gestão está disponível em formato de cartilha, para download no site www.apicebrasil.org.br.

Essa iniciativa pretende ajudar principalmente no cumprimento das diretrizes relativas ao gerenciamento de resíduos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, reduzindo o impacto ambiental e otimizando o gasto na fabricação de produtos.

"O programa de gerenciamento de resíduos depende do engajamento de todos os envolvidos, da empresa produtora, da ÁPICE e dos associados. Nos reunimos com periodicidade, entendemos a cultura da empresa e buscamos uma adaptação da produção que seja coerente com sua cultura, ouvindo e participando todos os participantes da cadeia produtiva", afirma Marina. "A premissa por trás deste programa está no legado que o setor deixará para a sociedade."

Outra ação ambiental que tem apoio da ÁPICE é o desenvolvimento de programas que capacitem o reuso, a reciclagem ou o aproveitamento de produtos esportivos após consumo. "Não podemos esquecer de nossos produtos após a aquisição pelo consumidor e como pode ocorrer o descarte destes produtos. Nesse sentido, vale mencionar a iniciativa da adidas lançada recentemente: Pegada Sustentável 2.0. Este programa de logística reversa visa promover o descarte de roupas e calçados esportivos por meio da devolução para própria adidas, em suas 41 lojas-conceito. O consumidor que descartar seu produto terá direito a 15% de desconto sobre produto similar adquirido nestas lojas da adidas.

O projeto aceita tênis esportivos, camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo. A partir do descarte realizado pelo consumidor, os produtos são transportados pela própria adidas até o Centro de Distribuição, aproveitando a operação de logística existente da marca – sem gerar emissões adicionais. Dali, os produtos seguem para a I:CO, entidade especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas e parceira da adidas, responsável pelo processo de triagem. Dependendo do estado em que se encontra o produto, ele será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.

SOBRE A ÁPICE – Com sede na capital Paulista (SP), a ÁPICE (Associação pela Indústria e Comércio Esportivo) representa o setor de de produtos esportivos. As ações desenvolvidas pela ÁPICE envolvem o aperfeiçoamento da qualidade dos produtos esportivos, o combate à falsificação, facilitar o acesso dos consumidores a produtos esportivos com valores justos, aumentar a competitividade do setor brasileiro nas cadeias globais de valor, com o incentivo a novas tecnologias, práticas sustentáveis, qualificação e desenvolvimento contínuo da mão de obra. Além disso, pretende promover o esporte como plataforma de inclusão social. Atualmente, as empresas associadas são: adidas, Asics, Alpargatas, Nike, Oakley, Puma, Paquetá, SKechers e Under Armour. Site: apicebrasil.org.br



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