TREINAMENTO CORPORATIVO É ESSENCIAL PARA MANTER A COMPETITIVIDADE
São Paulo, abril de 2016 – Em 2015, o consumo de produtos de higiene e beleza cresceu 1% em volume de vendas na comparação com o ano anterior e é um dos poucos setores que ainda apresenta desempenho positivo, segundo a Nielsen. Já as vendas de medicamentos alcançaram um faturamento de 11,6 Bilhões de reais e movimentaram 700 milhões de unidades de medicamentos, representando um crescimento de 18,1% em relação ao ano de 2014, segundo pesquisa encomendada pela Abradilan (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos). Diante desse cenário, itens de produtos de higiene e beleza, além dos medicamentos ainda têm um giro positivo no varejo farmacêutico e consequentemente geram demanda para a indústria.
Mas, é importante lembrar que o país enfrenta diversas dificuldades devido ao cenário econômico. E para manter resultados positivos, consequentemente as vendas e a prestação de serviço precisam ser com qualidade e eficiência e tornam-se o diferencial para se destacar em um mercado desafiador e competitivo. Desta forma, o treinamento corporativo se torna uma ferramenta indispensável para unir e qualificar colaboradores em diferentes cargos.
Quando uma empresa não tem a consciência da importância do treinamento alguns problemas podem ocorrer, assim como a perda de qualidade, baixa produtividade, conflito interno, danos em ferramentas, gastos inúteis de materiais, atraso e falta de trabalho. Para isso, o treinamento é uma ferramenta eficaz na solução de problemas ou uma maneira de antecipa-los e evita-los. Como ação preventiva para que não haja dificuldades dentro da organização é primordial a existência de um programa de treinamentos, que precisa ser consistente, planejado e estruturado. O primeiro passo é a integração do colaborador com a empresa. A integração tem o propósito de capacitar e qualificar, visando bom desempenho e aptidão nas tarefas propostas.
Para organizar um treinamento corporativo é preciso definir objetivos, metodologia, período de aplicação, tempo disponível, quantidade de equipes e avaliação das reações e feedbacks dos participantes. A aplicação do treinamento requer um profissional capacitado para tal, que possua o domínio do tema a ser abordado, amplo entendimento do cenário e do perfil dos profissionais que absorverão os conhecimentos ali aplicados. O retorno que o treinamento corporativo proporciona é o principal ponto de interesse para uma empresa. Esses resultados podem ser conquistados a longo prazo com mudanças de hábitos e comportamentos, a fim de que os resultados não sejam apenas conquistados, mas também mantidos.
A administração desse processo é fundamental e os benefícios são conquistados naturalmente como, por exemplo: aumento de produtividade, melhoria da qualidade, redução da rotatividade de colaboradores, flexibilidade de empregados, equipe auto- gerenciada, velocidade no ritmo das tarefas, empresa mais competitiva, aperfeiçoamento competitivo, descoberta de novas aptidões e habilidade.
Artigo desenvolvido pela farmacêutica Camila Ramos da Ativa Logística