Artigo: Um Natal com mais lucro!


NOVEMBRO/2016 -O Natal está chegando e a última chance de o varejo melhorar o lucro, especialmente em tempos de economia em baixa. Os números não são de encher os olhos do varejista, pois, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) este Natal deverá registrar a menor taxa de crescimento do volume de vendas desde 2005 e contabilizar R$ 31,8 bilhões. Agora, imagine o movimento das lojas (ainda que longe dos anos de alta do varejo), produtos novos no estoque e colaboradores recém-contratados ainda sem treinamento adequado. Além disso, se a grade de produtos não estiver atualizada e ainda não se fez a revisão das condições de pagamento, com certeza terá problemas ainda maiores com as vendas.

Outro ponto fundamental, Como o varejo trabalha com margens muito reduzidas, é vital investir em tecnologia para reduzir as perdas de mercadorias, oriundas de furtos internos e externos, e consequentemente aumentar os lucros. Para evitar uma significativa redução na rentabilidade de seu negócio, a prevenção de perdas precisa ser iniciada antes das grandes datas comerciais. Ou seja, ainda há tempo para adoção de algumas medidas.

Infelizmente, como acontece com as vendas, os furtos internos e externos crescem nas datas comemorativas. No gerenciamento adequado das perdas é essencial considerar o tripé tecnologia, pessoas e gestão (normas e procedimentos). A tecnologia deve ser atualizada, compatível com o nível do negócio, de origem confiável e de custo-benefício favorável ao seu empreendimento.

Por outro lado, é necessário ter bons funcionários, treinados e atualizados, alinhados com os objetivos da empresa e conscientes das potenciais perdas inerentes ao negócio, para que possam contribuir com a redução. E, por fim, ter uma boa gestão, com normas e procedimentos, pois são elas que darão a direção.

Sendo a prioridade número um, dois e três do varejista vender, a tecnologia moderna deve ser voltada sempre para o conceito da prevenção e evitar que o oportunista entre na loja com o intuito de furtar, ou que seu funcionário tenha uma oportunidade de praticar um delito por falta de “fiscalização ostensiva”.

A primeira coisa que se recomenda são as câmeras estrategicamente posicionadas e monitoradas pela equipe local ou através de um serviço remoto.Em seguida, do ponto de vista de inibição, as antenas eletrônicas colocadas na entrada das lojas, são muito eficazes, pois o delinquente ao vê-las, com muita probabilidade evitará de entrar em seu estabelecimento, principalmente se houver um vizinho menos preocupado com isso. Também é importante estar atento às outras ferramentas, como etiquetas de proteção, espelhos convexos, cadeados eletrônicos, cabos de aço, cofres inteligentes e inventário constante e mais efetivo, além da equipe treinada para lidar com as eventuais ocorrências na loja.
Com o maior volume de pessoas e funcionários, as áreas mais críticas a serem monitoradas são, com certeza, compras, recebimento, estoque, devolução, troca de mercadorias, tesouraria, fechamento de caixa e transporte do dinheiro. Por isso, não pense duas vezes. A prevenção de perdas é investimento com retorno certo e cada vez mais deve fazer parte da estratégia da empresa e tornar-se cultural ao longo do tempo.

Portanto, toda atenção é essencial. Se não tomou medidas, não perca tempo. Ainda há tempo para tornar seu Natal mais feliz.

**Por Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo Brasil (www.gunnebo.com.br).


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