COM BASE NA LEI DO MOTORISTA PROFISSIONAL, Nº 13.103/15, GRUPO ATIVA ALERTA SOBRE OS MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL


NOVEMBRO/2016 - A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos de medicamentos e cosméticos no Brasil, coloca em prática, o Programa “Zero Álcool” para mais de 400 funcionários da sede da empresa, na Zona Norte da capital paulista. Para os próximos meses, a intenção é implantar o programa nas 21 unidades localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná.

Segundo Emerson Pereira dos Santos, Coordenador de Segurança do Trabalho, o objetivo inicial da campanha na empresa é promover e incentivar os cuidados com a saúde, alertando sempre sobre os malefícios do consumo do álcool, principalmente durante o horário de trabalho.

O teste do etilômetro / bafômetro será realizado todos os dias com os motoristas responsáveis pela entrega das cargas, ajudantes e funcionários que trabalham nos setores administrativos, operacionais e prestadores de serviços. “Acredito que essa iniciativa vai ajudar também na prevenção contra acidentes de trabalho e danos materiais causados à própria empresa, prestadores de serviços e clientes”, disse.

Os testes serão realizados na portaria do Grupo Ativa pela área de segurança patrimonial, em uma sala reservada, de forma individual. Se o teste for positivo, igual ou superior a 0,05 mg/L, o funcionário será dispensado do dia de trabalho. Segundo Emerson, a intenção não é punir severamente o funcionário, mas alertá-lo sobre os malefícios de ingerir bebida alcoólica durante o expediente de trabalho.

Emerson explica ainda que o programa é previsto por lei federal. O artigo 235-B da lei 13.103/15, que dispõe sobre o exercício da profissão de motorista profissional, afirma que a recusa do empregado em submeter-se ao teste ou ao programa de controle de uso de droga e de bebida alcoólica previstos no inciso VII será considerada infração disciplinar, passível de penalização nos termos da lei.

Algumas empresas das áreas de transportes e logística já implantaram iniciativas como essa, mas a tendência é que esse tipo de ação aumente nos próximos anos, acredita Emerson, e a Diretoria do Grupo Ativa que apoia e incentiva a ação.

Com 20 anos de história, a Ativa Logística (www.ativalog.com.br) é um dos maiores operadores logísticos de medicamentos e cosméticos no Brasil. Com mil empresas atendidas, 80% delas do setor de saúde e bem-estar, responsáveis pela movimentação de mais de 14 mil toneladas mensal em todo o território nacional, a Ativa Logística atende integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de remédios, inclusive as constantes na portaria nº 344/98.

No início de 2016, para impulsionar ainda mais os negócios oferecendo agilidade no prazo de entrega aos parceiros do mercado farmacêutico, a empresa realizou a aquisição da Trans Model Air Express (www.transmodel.com.br). Para os próximos anos, com as necessidades e exigências do setor farmacêutico, a meta da empresa é se tornar líder neste segmento, em relação à prestação de serviços nos modais de logística, transporte rodoviário e aéreo.

O portfólio de clientes da Ativa também possui empresas dos segmentos HPC, hospitalar, calçadista, têxtil, de brinquedos, produtos veterinários e eletroeletrônicos. Com uma frota de mais de 800 veículos, realiza operações para todo o Brasil, por meio de operador logístico e pelas suas 21 unidades localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná. A companhia realiza, em média, 150 mil entregas mensais. Em 2015, recebeu três ouros no Prêmio Fox, da Hypermarcas, como a melhor empresa de transportes de medicamentos dos Centros de Distribuição de Cajamar (SP), Contagem (MG) e Duque de Caxias (RJ). A empresa foi premiada em 1º lugar na categoria Transporte Terrestre de Medicamentos e obteve menção honrosa na categoria Armazenagem e Distribuição de Medicamentos do Prêmio Sindusfarma de qualidade 2016.(Matéria desenvolvida por Anna Karina Spedanieri).

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA