Entenda sobre os 4 fatores que interferem no ato de poupar



NOVEMBRO 2019 - O ato de poupar representa um significado para cada pessoa, assim como para cumprir um desejo de longa data, deixar um emprego que não se gosta e criar o seu próprio negócio, para se sentir mais protegido e independente ou simplesmente para deixar um legado para a geração seguinte. A educadora em finanças pessoais, Carol Stange, destaca que poupar dinheiro para o futuro é difícil para todas as classes sociais.

Segundo ela, é importante não se culpar caso não consiga guardar dinheiro com frequência, pois existem quatro fatores que interferem diretamente no ato de poupar, assim como desenvolvimento de novos hábitos, fortalecimento (ou a criação) de disciplina, atual cenário econômico do país e o consumo como reflexo do sucesso financeiro.

Em sua opinião, novos hábitos são difíceis de serem implementados, porém, não impossíveis, mas demandam atenção constante, principalmente no início da mudança comportamental. A disciplina será responsável pela continuidade do planejamento e por isso, o mais indicado é não desanimar, o que previsivelmente acontecerá em algum momento.

Sobre o cenário econômico do país, é comprovado que os brasileiros poupam mais em épocas otimistas. Em épocas de crise ou de baixo otimismo, poupar perde espaço para o aqui e agora. Já o fator cultural que deve, entre aspas, refletir a sua renda ou seu sucesso financeiro, sabe aquele dizer: se eu ganho 30 mil, preciso ter um carro que corresponda minha renda?

A educadora em finanças pessoais, explica que na verdade, somos programados para pensar no hoje. Essa coisa de "pensar no futuro" não fazia parte da nossa vida até bem poucas décadas atrás. Hoje em dia, acumulamos inúmeras conquistas que envolvem a longevidade, mas nunca na história da humanidade vivemos tanto tempo quanto atualmente e nunca foi preciso pensar no futuro e dispender energia hoje para construí-lo. Nossa mente ainda sofre para se imaginar daqui 5 a 30 anos.

Para ela, os brasileiros têm dificuldades quando se deparam com o assunto "aposentadoria", que significa aspectos muito diferentes para cada pessoa ao considerar idade e experiências de vida. No geral, "se aposentar" é uma situação abstrata, distante. “Quanto você precisa poupar por mês para ter dignidade quando não puder mais ser produtivo financeiramente? Acrescentar a palavra dignidade na simulação de cenários futuros faz com que criemos uma visão muito mais clara em relação às condições queremos viver quando formos velhinhos.
Além disso, Carol Stange deixa um alerta: Deixar de pensar no hoje em prol do futuro é uma novidade que atinge todos nós. Lembre dos 4 fatores que influenciam o ato de poupar, risque a palavra aposentadoria do seu dicionário e crie planos de ação. É a forma mais eficiente de você poupar com a frequência e valor que deseja.

SOBRE CAROL STANGE (https://carolstange.com.br) – Ao longo dos seus 15 anos de experiência na orientação de amigos e clientes sobre finanças pessoais e desenvolvimento de pequenos negócios, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e cursos (presencial e online) para em torno de 1,5 mil pessoas. É criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, na produção de conteúdos voltado para jovens e crianças, que podem ser utilizados nas escolas, e também pelos pais que desejam educar seus filhos com conceitos básicos de educação financeira.

Carol Stange também é a principal parceira estratégica do programa de educação financeira “The Money Camp Brasil”, que surgiu nos Estados Unidos em 2002, voltado para o ensinamento de jovens, crianças e adultos. No Brasil desde 2007, a “The Money Camp” desenvolveu um programa, específico para ser aplicado nas escolas, que já conquistou resultados positivos na vida não só das crianças e jovens que participaram como alunos do programa, como também dos docentes que atuaram do processo.
É certificada internacionalmente como coach financeira pelo ICF (Instituto Coach Financeiro) com Especialização em Planejamento Financeiro Pessoal pela GFAI (Academia de Planejamentos Financeiros).
Instagram @ComoEnriquecerSeuFilho @CarolStange.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

COM BASE NA LEI DO MOTORISTA PROFISSIONAL, Nº 13.103/15, GRUPO ATIVA ALERTA SOBRE OS MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL

SAIBA COMO EVITAR PREJUÍZOS NOS PROCESSOS LOGÍSTICOS

ABRALOG DISCUTE A LOGÍSTICA DE RADIOFÁRMACOS EM EVENTO GRATUITO