Queda nas bolsas aponta para recessão mundial, avalia especialista em investimentos


MARÇO 2020 - O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, desabou 12,17% hoje (09.03) provocando interrupção das negociações (circuit breaker) com um dia marcado pela tensão generalizada nos mercados globais, após a forte queda do preço do petróleo no mundo.

Neste cenário atual, o Coronavirus já tinha afetado as bolsas mundialmente, mesmo com um índice de mortalidade considerado baixo. “É uma queda muito exagerada visto que temos doenças muito mais graves aqui no Brasil, assim como H1N1 e a dengue”, porém a queda de hoje tirou o foco do vírus que é considerado uma ameaça global e colocou em destaque o impacto da queda do petróleo nas economias mundiais, principalmente as que dependem de crédito, explica Caio Fernandez, CEO da IVEST (https://ivest.com.br/), consultoria de investimentos e consultor de investimentos CVM.

Ele explica que a Arábia Saudita aumentou a produção de petróleo, dando um choque de oferta de commodity e consequentemente fazendo com que o preço do barril despencasse. “Muitas empresas norte-americanas são fortemente correlacionadas com o preço do barril e podem sofrer uma crise de crédito ao dependerem de governos para se financiarem, podendo ser mais um fator para a evolução de uma crise econômica mundial. Esse é o principal ponto que derruba as bolsas em todo o mundo”, explica o consultor.

Cenário Brasil

No caso do Brasil, nossa bolsa de valores é muito alinhada com as bolsas ao redor do mundo, logo uma queda “lá fora” também resulta em uma queda por aqui. A queda de 12,17% hoje foi um alinhamento com as bolsas mundiais, e fez com que fosse acionado o circut break, uma interrupção momentânea das negociações quando existem quedas superiores a 10%. Tal paralisação é totalmente atípica, porém prevista pela bolsa, sendo um fator automático para “forçar” com que investidores entendam o motivo da queda e revejam se a mesma não estaria sendo impulsionada por fatores comportamentais e eufóricos.

A queda da bolsa pode ser uma oportunidade de compra?

Para quem estava comprando na Bolsa de Valores, nos 118 mil pontos, agora aos 86 mil está em liquidação, porém obviamente que alguns fundamentos e perspectivas são alterados. “ O que indico às compras, porém de forma moderada, comprando aos poucos e tendo ciência que pode cair ainda mais, mas que ao longo prazo pode ser um excelente ponto de compra”, avalia o consultor de investimentos

Ele lembra que é importante analisar a capacidade e o perfil de risco de cada investidor e que o mesmo tenha clareza que a compra em ações significa uma parcela pequena de seu patrimônio e tal valor não será utilizado no curto prazo, talvez seja um ótimo momento de fazer algumas aquisições, principalmente em empresas que apresentam excelentes fundamentos”, finaliza Caio Fernandez.

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA