DEMANDA POR SMARTLOCKERS CRESCE 30% NA LOGÍSTICA DO E-COMMERCE

JUNHO 2020
- Os principais sites de e-commerce brasileiros registraram 1 bilhão de visitas e um crescimento médio de 51% na sua audiência, no mês de maio na comparação a fevereiro, período anterior à pandemia do Coronavirus. Os dados foram levantados pela Conversion, consultoria de performance & SEO com base nos dados da plataforma SimilarWeb para contabilização de número de visitantes. No período analisado, os setores que mais cresceram foram: Eletrônicos (136,72%); Moda (95,27%); Casa & Móveis (85,39%); Pet (65,56%)Comida (61,40%), grandes varejistas (50,04%); Cosméticos (40,80%); Educação & Livros (11,69%). Apenas o setor de Turismo caiu (79%). 

 Mesmo com resultados positivos, o e-commerce enfrenta alguns entraves logísticos e custos ainda altos para a entrega de mercadorias, até a porta do cliente. Uma das estratégias para reduzir custos com transporte e o tempo da entrega, é a locação dos smartlockers (terminais inteligentes de autoatendimento) que estão sendo muito procurados pelas grandes redes do varejo que possuem e-commerce. “Nos últimos meses, a procura por esse tipo de solução aumentou 30% e estamos com expectativas ainda mais positivas de crescimento para o segundo semestre, afirma Michele Dim D’Ippolito, CEO e co-fundador da UNLOG, startup logtech focada em transformar espaços ociosos, como garagens e estacionamentos de shoppings, em hubs de apoio à logística. 

 Hoje, o smartlocker da Unlog, conhecido como Unpod, tem sido muito procurado pelo setor de e-commerce para o modelo “Pickup and Dropoff points” (PUDOs), que em português significa, “pontos de retirada” em locais estratégicos para que o consumidor retire sua mercadoria com mais rapidez e facilidade. Além disso, o Unpod pode ser uma solução para prevenção de sinistros em áreas de risco e restrição, como em comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo. 

 Desafios do e-commerce 
 O smartlocker Unpod já faz parte dos processos de crossdocking da Ambev no Rio de Janeiro. Com essa iniciativa ainda pouco explorada na logística brasileira, a empresa busca mais velocidade em seus processos com os canais de interação com o consumidor final. Já a Farma Delivery, líder no segmento de e-commerce de medicamentos do Brasil, vem implementando desde março, o Unpod no modelo pick-up point (pontos de retirada) para o consumidor final facilitando seu dia a dia. 

 Os smartlockers são unidades modulares que possuem vários compartimentos para acomodar diferentes tamanhos de mercadorias, acessíveis 24 horas por dia, conforme necessidade da logística. Isso resolve grandes desafios da indústria varejista, pois muitas vezes, o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos adicionais para toda a cadeia. Em relação às transportadoras, que trabalham por exemplo com pedidos menores, os smartlockers podem economizar tempo e dinheiro no deslocamento, pois servem como um ponto de consolidação de entregas. Já para o consumidor final, as vantagens são inúmeras, assim como melhores preços no frete e liberdade para buscar o pedido a qualquer momento. 

 Saiba mais sobre o smartlocker Unpod - O Unpod é um armário inteligente que foi criado para atender às necessidades de empresas que buscam ganhar eficiência na distribuição de seus produtos, utilizando-o como um ponto de entrega avançado em centros urbanos. Sua contratação é no formato D.A.A.S (Device as a Service), ou seja, o contratante paga uma mensalidade para montar sua rede de lockers sem a necessidade realizar grandes investimentos na compra dos mesmos. 

 Sua aplicação atende diversas demandas, desde pick-up points, estoques avançados até crossdocking. A solução vem ganhando muita força em diversos setores, como por exemplo no caso do segmento B2B, que precisa atender restrições à circulação de caminhões em grandes cidades e à estratégia omnichannel de setores da economia, assim como o varejo. 

O Unpod é um equipamento também que traz conforto para quem o utiliza, além de reduzir as chances de multas de trânsito e aumentar a segurança das operações de carga e descarga. A solução, além eficiente, também é bem segura, pois os smartlockers podem receber um sistema de vigilância de câmeras 24 horas, além de contar com abertura criptografada via aplicativo e sistema de alarme. 

 Sobre a UNLOG (https://www.unlog.site/) Criada em julho de 2019, a UNLOG é uma startup logtech focada em reinventar a utilização das garagens, transformando-as em mini-centros de distribuição. Com sede em São Paulo, o capital da empresa é 100% nacional. Até o final do ano de 2020, a previsão é de operar ao menos 30 Undocks e 50 Unpods. Além do Unpod e Undock, a startup de Logtech ainda oferece soluções para otimizar o uso do estacionamento. Batizado de Unpark, a ideia é ofertar uma plataforma de assinatura de estacionamento, lastreada no conceito "milk run" que remete à corrida do leiteiro, quando o entregador tinha que ir de casa em casa, e deixar na porta a garrafinha do de leite cheio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FINANÇAS PESSOAIS: CINCO SINAIS QUE VOCÊ DEVE EVITAR EM 2020

Estacionamentos e shoppings ociosos podem ser aliados da logistica?