Fundação Vanzolini apresenta práticas ambientais durante a Feira Hospitalar 2011

Para unidades hospitalares, a instituição criou a certificação AQUA especifica para empreendimentos hospitalares com o objetivo de garantir às construções do setor, maior qualidade sanitária dos ambientes


Maio/2011 – A Fundação Vanzolini, uma das maiores certificadoras nacionais com forte atuação nas áreas de qualidade, gestão ambiental e construção sustentável, marca presença durante a 18ª edição da Hospitalar, que ocorrerá nos dias 24 a 27 de maio/2011, no Pavilhão Expo Center Norte, capital Paulista.

Na terça-feira (24/05), das 16h20 às 17h, durante o Núcleo Conteúdo Programático II Jornada de Sustentabilidade na Saúde, o professor Manuel Carlos Reis Martins da Fundação Vanzolini ministrará a palestra “O passo a passo da ISO. 14001 na Gestão Sustentável da Saúde” com enfoque nos benefícios desta norma, como aplicá-la, resultados que podem ser alcançados, entre outros. Segundo Martins, o processo de aplicação da ISO 14001 na área da saúde avança devido à consciência da importância que os empreendedores dão à eficiência e eficácia de sua gestão ambiental. “Essas organizações que adotam a certificação ambiental são grandes promotoras desse processo, ao desenvolver a educação ambiental dos seus colaboradores e sociedade. O Hospital Cruz Azul em São Paulo, Fundação Faculdade de Medicina (Divisão Laboratório do Hospital das Clínicas, Intermédica Sistemas de Saúde e Quaglia Laboratório de Análises são algumas das empresas da área da saúde que já aderiram a ISO 14001, após aprovação mediante auditoria aplicada pela Fundação Vanzolini”, explica Martins.

Em seguida, das 17h às 17h30, o professor Manuel Carlos Reis Martins da Fundação Vanzolini apresentará a palestra “ Processo AQUA - Prática de construções sustentáveis”, metodologia que visa o menor impacto das construções no País, existente desde 2008 e adaptada à realidade brasileira. Martins destacará o crescimento desta certificação, aplicação, benefícios para os usuários, empreendedores e meio ambiente, além do incentivo à escolha de materiais sustentáveis, menor custo operacional do edifício, redução do impacto ambiental durante a construção, economia de água e energia, entre outros.

“Devido à aceitação do processo AQUA no mercado brasileiro, lançamos no final de 2010, um referencial técnico da certificação AQUA especifica para Empreendimentos Hospitalares com o objetivo de garantir às construções do setor melhores condições de conforto e saúde para os pacientes, visitantes e trabalhadores da saúde e ao mesmo tempo promovendo um melhor desempenho ambiental, em termos de consumos e emissões”, destaca o professor. (Texto desenvolvido por Anna Karina Spedanieri, 16.05/2011)

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVA LOGÍSTICA AMPLIA FILIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

NEUTROX LISO DESLUMBRANTE, FÓRMULA 0% SAL DEIXA OS SEUS CABELOS MAIS LISOS, CHIQUES E FÁCEIS DE PENTEAR

ATIVA LOGÍSTICA ACREDITA NA RETOMADA DA ECONOMIA